Bombeiros orientam população sobre cuidados para evitar incêndios em residências

Nos últimos dias foram registradas duas ocorrências relacionadas a incêndios em residência. Uma sobre uma vela esquecida acesa que causou incêndio em um apartamento, tendo o quarto como o mais atingido. E a mais recente, foi neste domingo,28, quando uma panela foi esquecida no fogão causando super aquecimento. Os Bombeiros foram ao local e constataram que o morador estava dormindo no momento. O homem foi retirado da residência e na sequência, os bombeiros retiraram a panela do fogão e deixaram o local aberto.

Tendo estes casos, em entrevista ao jornalismo da Onda Poços, o 1º Tenente Bombeiro Militar Evandro Marcus Pereira orienta que as pessoas verifiquem equipamentos e utensílios utilizados em um cômodo sempre que forem se retirar dele. ” Deve-se ter atenção especial a equipamentos que geram calor, como fogões, fornos, fritadeiras e outros. Esses equipamentos devem ficar afastados de objetos combustíveis como cortinas e panos. Equipamentos elétricos devem ser desligados quando não estiverem em uso e, preferencialmente, retirados da tomada quando o morador foram se retirar de sua residência. Esses equipamentos podem gerar curto-circuito ou sofrer super aquecimento. Uma observação importante é que objetos elétricos podem gerar calor durante seu funcionamento normal, mesmo sendo destinados para outros fins, como aparelhos de TV, receptores de antena, etc”, explica.

O tenente ainda comenta sobre o uso de velas. ” Devem ser utilizadas sempre longe de materiais combustíveis e sob a vigilância de alguma pessoa preferencialmente maior de idade. Uma dica é colocar a vela dentro de um vasilhame largo e fundo, de material pouco combustível como; tigelas de metal, porcelana ou vidro, e preencher parte desse vasilhame com água; caso a vela venha a cair, ela cairá sobre a água, extinguindo a chama”, finaliza.

fonte: onda poços