Semana Nacional do Trânsito tem ações a partir deste sábado

A Semana Nacional do Trânsito começa neste sábado,18, e segue até o dia 25 de setembro. Neste período, várias ações são realizadas, entre elas, blitz educativa, palestras, com o objetivo de conscientizar pedestres, condutores, passageiros e ciclistas para a preservação da vida e o trânsito mais seguro.

Em Poços de Caldas, neste sábado, a partir das 08h às 12h, na Rua Assis Figueiredo, entre a Rua São Paulo e Prefeito Chagas, será feita uma ação de reflexão sobre as vagas de deficientes e idosos chamada ‘ Essa vaga não é sua nem por um minuto’, cadeiras de rodas ficarão expostas nas vagas.

De acordo com a educadora de trânsito Sthepania Alvisi, as ações reúnem órgãos públicos empresas e sociedade civil organizada. A Semana Nacional do Trânsito é promovida em parceria entre Observatório Nacional de Segurança Viária, Demutran, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Autoescolas, Lions Clube, Cooper Prime, Hospital Santa Lúcia, SAMU, Secretaria de Esportes, Fonte de Vida Nova e Hemominas.

“Durante a semana toda, terão blitz educativas, palestras, blitz em diversas partes da cidade, também haverá uma simulação com o radar móvel com intuito educativo. No Dia Sem Carro, terão ações em via fechada. Também teremos ação de impacto, com veículos batidos em vários pontos da cidade para as pessoas verem realmente o que acontece com o veículo quando sofre um acidente, o quão é sensível e vulnerável aquela carcaça que nem sempre os protege, quão ela consegue ser detonada em apenas alguns segundos porque o acidente de trânsito é previsível e totalmente evitável”, explica a educadora.

Programação 

18/09 – Ação reflexiva na Rua Assis Figueiredo, entre Rua São Paulo e Prefeito Chagas, a partir das 8h às 12h.

20/09 – Blitz Educativa na Fepasa

21/09 – Blitz Educativa com entregas de mudas cedidas pelo Horto Florestal em comemoração dia da árvore, à tarde ação de radar móvel.

22/09-  Blitz educativa na Fepasa e das 8h às 16h Dia Mundial Sem Carro. A Rua Barros Cobra com Assis e Rio Grande do Sul ficará fechada, acontecerão eventos esportivos, lúdicos, panfletagem e caminhão do Sest Senat estará com atividades educativas.

23/09-  Ação de doação de sangue, parceria entre Hemocentro e o Hospital Santa Lúcia

24/09 – Blitz Educativa na Fepasa e ação de radar móvel

24 e 25/09 – Durante o dia todo exposição de carros batidos ( ação de impacto).

Fonte: Onda Nova